Computado o resultado final do segundo turno, as eleições de 2018 confirmam o governador reeleito do Ceará, Camilo Santana (PT), como detentor da vitória mais folgada entre os 27 governadores eleitos nos dois turnos da eleição deste ano. Com 79,96% dos votos do Estado, o petista é seguido de perto apenas pelo governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), que teve 77,3%. Ambos foram eleitos ainda no 1º turno da eleição. Mesmo quando tinham apenas um adversário, os vencedores no segundo turno não equipararam o desempenho dos dois. No caso de Camilo, o resultado foi também o mais expressivo registrado na história do Ceará.
Confira desempenho de cada governador eleito:
Do outro lado, vitórias mais apertadas foram de João Doria (PSDB-SP), com 51,75%, e Paulo Câmara (PSB-PE), com 50,7%. Câmara, no entanto, foi eleito ainda no 1º turno, quando a lista de candidatos à vaga era maior. Entre os que disputaram eleição neste domingo, maior vitória foi a de Romeu Zema (Novo) em Minas Gerais, com 71,80%.
A vitória folgada de Camilo Santana no Ceará se refletiu ainda na disputa presidencial. Uma das unidades da federação que mais deu votos a Fernando Haddad (PT), com 71,11%, o Estado conferiu apenas 28,89% dos sufrágios para o adversário do petista na disputa, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).
Além de Camilo e Renan, Rui Costa (PT), eleito governador da Bahia com 75,5% dos votos, completa a "trinca" de governadores mais bem-sucedidos no pleito, todos vitoriosos em disputa por estados do Nordeste.
Fonte O Povo
0 Comentários