O sonho da conclusão da Ferrovia
Transnordestina foi adiado mais uma vez e só
deverá acontecer em 2027. Prevista para ser
entregue em 2010, uma das maiores obras do
nordeste no Programa de Aceleração de
Crescimento (PAC) ainda poderá custar mais R$
6,7 bilhões e superar a previsão de investimento
inicial.
Todo o novo estudo da obra foi elaborado e
publicado pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que toma conta da
Transnordestina. Toda a documentação foi entregue na Câmara dos Deputados.
O projeto deveria ter sido inaugurado pelo então presidente Lula (PT) em 2010,
mas foi adiado para janeiro de 2017.
Com apenas 52% de conclusão atualmente, a obra de 1.753 quilômetros sai da
previsão de gastos de R$ 11,2 bilhões e sobre para R$ 13 bilhões. As obras estão
interrompidas desde o início do ano passado, quando o Tribunal de Contas da
União (TCU) determinou a suspensão completa de repasses do governo, por
meio da estatal Valec ou dos fundos oficiais
que financiam
a construção da
ferrovia.
Cariri
Os primeiros trilhos da Transnordestina chegaram ao Cariri em novembro de
2010. A instalação começou no marco zero de Missão Velha, seguiu para o sítio
Corredor Comprido, em Milagres, próximo a CE-293. Com chegada atrasada na
região, há 8 anos já era sabido que o então presidente petista deixaria o cargo
em janeiro de 2011, e portanto não participaria da inauguração.
A ideia principal da obra é ligar o sertão, começando pela cidade de Eliseu
Martins, no Piauí, aos principais portos no litoral nordestino. O que se vê, por
exemplo, em Missão Velha, é um "cemitério de dormentes" - apoios dos trilhos
abandonados, além de vagões desativados e dezenas de máquinas sem
utilização.
Há oito anos, Lula anunciava como um dos principais pontos dos enormes
canteiros a "maior fábrica de dormentes do mundo", em Salgueiro -PE, com
capacidade para fabricar 4,8 mil peças (ou 3 km) por dia, com estimativa de
fechar 2010 com 230 mil unidades finalizadas.
Fonte Miséria
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