Professores de 53 municípios do Ceará recebem reajuste de pelo menos 4,17%

Chegou a 53 o número de municípios cearenses que já reajustaram o salário dos professores neste ano. Em 50 desses municípios a reposição salarial se igualou ao índice de 4,17% estipulado pelo Ministério da Educação. O levantamento foi realizado pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce).
O reajuste superou o índice do Ministério em três cidades. Os professores de Crateús alcançaram 6,17% de aumento, Sobral conseguiu 6% e Cariré chegou a 4,5%.
Segundo a Fetamce, em algumas cidades o reajuste será parcelado, mas com efeito retroativo aos 12 meses de 2018. Há também os casos, como em Crateús, em que o aumento será escalonado, onde os profissionais receberão 4,17% retroativo a janeiro e mais 2% a partir de dezembro de 2019, totalizando 6,17%.
Em alguns municípios, no entanto, o reajuste não foi favorável para os educadores. Em Caucaia, de acordo com a Fetamce, a prefeitura informou que não irá conceder aumento aos professores este ano.
A assessoria de comunicação confirmou que não haverá reajuste por conta do orçamento da Prefeitura de Caucaia. O reajuste estipulado pelo Ministério da Educação ultrapassaria o teto de gastos do município.
Na maioria dos municípios, o aumento concedido foi aplicado de forma linear, contemplando os educadores com ensino médio, graduação, especialização, mestrado e doutorado.
Entretanto, em Senador Pompeu a única categoria que alcançou os 4,17 de reajuste foi o nível 1, dos educadores que possuem ensino médio. Nenhum dos outros níveis recebeu aumento, conforme informação do Sindicato dos Professores do Município para a Fetamce.
O POVO Online entrou em contato com a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Senador Pompeu, que informou que o reajuste ainda não foi definido oficialmente. Está no aguardo das contas quadrimestrais do município. Portanto, a porcentagem ainda não pode ser apontada.
Fonte O Povo

Postar um comentário

0 Comentários