Diante da pandemia do novo coronavírus, a Enel
Ceará, distribuidora de energia no Estado, delibera se segue ou não com
funcionários realizando a leitura dos medidores elétricos nas residências. A
empresa já confirmou a suspensão do corte do fornecimento por falta de
pagamento dos consumidores residenciais (rurais e urbanos) e serviços
essenciais durante os próximos 90 dias. Esta medida já segue direcionamento da
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para dar segurança aos
consumidores e oferecer opções para as companhias de energia durante o surto da
doença.
A decisão não inclui grandes consumidores, como
indústrias e comércios, e aqueles que cancelarem a modalidade de pagamento por
débito automático em conta ou outras formas de quitação eletrônica.
De acordo com Lucas Lacerda, gerente de
faturamento da Enel Ceará, a desobrigação da leitura dos medidores está em
avaliação, mas ainda não há prazo para a decisão final. “Como estamos nessa
época de fazer com que menos pessoas saiam de casa, estamos deliberando se
vamos acatar essa medida, o que acaba reduzindo a circulação de funcionários
nas ruas”.
A Aneel também já autorizou a suspensão de
medições. E caso esta medida também seja realmente adotada pela Enel Ceará, o
valor das contas de energia passará a ser calculado com base no consumo médio
da residência, utilizando faturas dos últimos doze meses, mas sem alteração das
datas de vencimento das faturas.
Por enquanto, segundo Lacerda, funcionários da
distribuidora seguem nas ruas realizando as leituras. O gerente de faturamento
pondera ainda que, caso a suspensão ocorra, clientes devem estar mais atentos
ainda aos canais digitais de comunicação com a Enel para solicitações e a
emissão da fatura digital.
Medida anunciada ainda na terça-feira, 24, e
oficializada pela Aneel nesta quarta-feira, 25, a suspensão do corte de energia
por falta de pagamento por três meses é válida para todas as residências e
estabelecimentos onde funcionam serviços essenciais e públicos, como hospitais.
Vai além da família de baixa renda.
Lucas Lacerda alerta, porém, para que clientes
com condições financeiras continuem efetuando os pagamentos. “É importante
destacar que quem tem condição de pagar, mantenha as contas em dias, exatamente
para evitarmos o endividamento. Assim que as medidas da Aneel terminarem o
prazo, vai passar a valer tudo normalmente, retornaremos todas as atividades
suspensas”.
Para famílias de baixa renda, que ficaram sem
condições financeiras devido à crise econômica provocada pelo coronavírus,
Lacerda garante que a Enel trabalhará algumas flexibilizações para “encaixar a
conta de energia no orçamento desses clientes”.
Atendimento Desde o último dia 20 de março, a
Enel suspendeu o atendimento presencial em suas lojas. A orientação é utilizar
os canais digitais da empresa, que seguem funcionando 24 horas durante o
período de pandemia da Covid-19. “A Enel está atenda ao avanço do coronavírus e
não iremos medir esforços no combate contra”, destaca Lucas Lacerca, gerente de
faturamento da empresa.
“Por meio do aplicativo Enel Ceará, que pode ser
baixado gratuitamente para iOS (http://goo.gl/quLoH9) e Android
(http://goo.gl/pjQpNS), os clientes da distribuidora podem ter acesso a
serviços como: pedido de segunda via, consulta de débitos, pedido de religação,
informar falta de energia, cadastro em débito automático, solicitação de conta
por e-mail, entre outros. A mesma lista de serviços, que inclui também consulta
de histórico de consumo e muito mais, pode ser acessada pela agência virtual
(www.enel.com.br)”, informa a distribuidora por meio de nota. Além dos meios
online, a Central de Atendimento da empresa no Ceará está disponível (0800 28
50 196).
Fonte: O Povo
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