Ainda não há confirmação para as festas de carnaval em 2022 no Ceará, mas já tem bloco otimista para o pré-carnaval em Fortaleza. O Unidos da Cachorra, um dos blocos mais tradicionais da capital, está se preparando mesmo sem a confirmação do evento devido a pandemia de Covid-19.
Os organizadores do bloco disseram que todos os participantes, durante os ensaios, usam máscaras de proteção contra a Covid-19, já tomaram a segunda dose da vacina contra o coronavírus ou a dose única da Janssen, e mantém o distanciamento essencial.
A Secretaria de Planejamento e Gestão informou, em nota, que os ensaios não estão proibidos e que eles acabam sendo um evento social fechado, que podem acontecer se as regras do decreto estadual forem cumpridas.
Queda de mortes
O Ceará apresenta uma constante queda nos números de mortes e casos da Covid-19, conforme o avanço da vacinação contra a doença no estado.
O mês de outubro foi o menor com número de mortes registradas por Covid-19 no Ceará desde o início da pandemia, com 52 óbitos contabilizados pela doença, conforme levantamento do g1 com dados desta segunda-feira (1º) da plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).
No pico da pandemia, o estado chegou a registrar 4.115 mortes pelo novo coronavírus, em abril de 2020. Quando houve os primeiros registros da doença, em março do mesmo ano, 897 pessoas morreram pela doença.
Em 2021, o mês de abril foi o que mais registrou mortes por Covid-19, com 3.813 óbitos. Nos meses seguintes, com a campanha de imunização, esse número caiu gradativamente.
Em comparação com setembro, quando 93 óbitos por Covid foram registrados, outubro apresentou uma queda percentual de 44% nos registros de óbitos. Já em relação a outubro de 2020, a queda percentual nos registros de mortes pela doença foi de 85,3%.
Eventos no Ceará
Também devido aos baixos números da pandemia registrados atualmente no estado, o novo decreto de reabertura econômica do Ceará ampliou a capacidade de público nos eventos do estado. A publicação no Diário Oficial também estabelece que a partir de 16 de dezembro os eventos sociais em locais abertos poderão receber até 5 mil pessoas.
O decreto destaca que a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) acompanhará e avaliará o cenário epidemiológico e assistencial em cada fase, para só a partir daí, verificando a possibilidade, autorizar, de forma segura, a continuidade do processo de ampliação da capacidade dos eventos
A participação de maiores de 12 anos nos eventos sociais vai depender da comprovação da conclusão do esquema vacinal, com a aplicação das duas doses da vacina ou da dose única, se for o caso.
Os locais onde realizados os eventos poderão contar com pista de dança, desde que seja em espaço reservado, acessível apenas por maiores de 12 anos, com esquema vacinal completo, e que estejam utilizando máscara.
Fonte: G1
0 Comentários