Com emenda do deputado Idilvan Alencar, 12 cidades do Ceará receberão polos de Educação a Distância da UFCA


A Universidade Federal do Cariri (UFCA) vai expandir suas atividades para 12 novos municípios cearenses. A ação é fruto da destinação de R$ 1,6 milhão de emenda parlamentar do deputado federal Idilvan Alencar para a universidade, que irá ofertar 600 novas vagas de acesso a cursos superiores tecnológicos e de pós-graduação.

Com a expansão, Icó sediará o Centro de Educação a Distância da UFCA, com inauguração marcada para a próxima sexta-feira (06), e os municípios de Assaré, Caucaia, Iguatu, Itapipoca, Maracanaú, Maranguape, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Senador Pompeu receberão um Polo de Educação a Distância da instituição.

Serão oferecidos os cursos de graduação tecnológica de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Design de Mídias Digitais, com dois anos de formação, e os cursos de especialização em Administração Pública e em Tecnologias Educacionais, com duração de 12 a 15 meses. Todos os cursos são da  modalidade EaD (Educação a Distância), com encontros semestrais nos polos para avaliações.

“Como deputado federal, essa é uma das ações que me deixa mais feliz: levar a universidade federal para 12 municípios do Ceará'', comemora o deputado  Idilvan Alencar, que tem um mandato voltado para a educação. “Essa é uma ação muito importante que contribuirá com o desenvolvimento dos municípios onde a UFCA está chegando e levará mais oportunidades para os jovens da região”, finaliza.

UFCA em Assaré 

Em Assaré, serão ofertadas 20 vagas para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e 20 vagas de graduação em Design de Mídias Digitais.

Para a abertura do Polo Ensino a Distância da UFCA, a prefeitura municipal, através do prefeito Libório, firmou parceria com a viabilização do espaço físico, um servidor municipal para coordenar o local e o custeio da manutenção do espaço. A inauguração está prevista para o dia 20 deste mês.

Formas de ingresso

O ingresso para os cursos tecnológicos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Design de Mídias Digitais será realizado através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), com nota do Enem 2021.

Já para os cursos de especialização em Administração Pública e em Tecnologias Educacionais e Design Instrutivo, o acesso se dará através de edital divulgado pela UFCA para a seleção dos candidatos, com um percentual de vagas previsto para professores da rede municipal onde o polo está situado.

As aulas, tanto para os cursos de tecnólogos quanto para as especializações, têm início previsto para agosto deste ano.



Postar um comentário

0 Comentários