Pesquisa estimulada:
Lula (PT): 55%
Bolsonaro (PL): 20%
Ciro Gomes (PDT): 11%
André Janones (Avante): 4%*
Simone Tebet (MDB): 1%
Vera Lúcia (PSTU): 1%
Eymael: 0 Nenhum
branco / nulo: 3% Não sabe / não respondeu: 5% *Retirou candidatura Na estimulada os nomes de Felipe D’Avila, Leonardo Péricles, Luciano Bivar, Pablo Marça e Sofia Manzano constavam na lista mas não foram citados pelos entrevistados.
Percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento. A margem de erro máxima estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,5%. A pesquisa foi realizada de 30 de julho a 2 de agosto. O Ipespe ouviu mil pessoas com 16 anos ou mais em todas as regiões do Ceará, por telefone, via sistema Cati Ipespe.
A pesquisa foi contratada pelo O POVO e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números BR-03845/2022 e CE-01693/2022. Pesquisa espontânea Na pesquisa espontânea, Lula tem 50%, Bolsonaro 18% e Ciro, 8%. Nessa modalidade, o eleitor indica em quem pretende votar sem ver a lista com nome dos candidatos.
Lula (PT): 50% Bolsonaro (PL): 18% Ciro Gomes (PDT): 8% André Janones (Avante): 0 Simone Tebet (MDB): 0 Vera Lúcia (PSTU): - Eymael: - Nenhum / branco / nulo: 5% Não sabe / não respondeu: 19% O Ipespe A pesquisa é realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Com 36 anos de atuação, o Ipespe tem como presidente do Conselho Científico Antonio Lavareda.
Ele é doutor em Ciência Política efoi coordenador ou consultor em 91 campanhas eleitorais majoritárias no Brasil e atuou também em Portugal e na Bolívia. "O voto dos cearenses, a campanha eleitoral, a relação entre a disputa nacional e a eleição estadual, tudo isso e muito mais será acompanhado pelas pesquisas do Ipespe, com primeira divulgação nessa quinta", disse Lavareda.
O Ipespe já realizou milhares de pesquisas de opinião pública eleitorais, de mercado e sociais, para setor público, setor privado, universidades, organizações não governamentais (ONGs) e da sociedade civil. O instituto faz pesquisas qualitativas, quantitativas face a face e telefônicas, trackings, pesquisas etnográficas, estudos de geografia de mercado, censos, web e mobile surveys e estudos de neurociência aplicada. Faz pesquisas por telefone desde 1993 — foi o primeiro a realizar tracking telefônico em campanha eleitoral.
Fonte: O Povo
0 Comentários