DEPUTADO FEDERAL JOSÉ AIRTON COMPLETA 40 ANOS DE VIDA PÚBLICA


O deputado federal reeleito, José Airton Cirilo, completa 40 anos de vida pública. Em entrevista ao programa de rádio Alerta Geral, na manhã de quinta-feira, 17, o parlamentar relembrou sua trajetória.

“Eu só tenho a agradecer a Deus e os eleitores que confiaram nesta missão. Eu tentei sair, fiz muitas juras. Tenho que cumprir minha missão. Sou um dos raros deputados federais votados nos 184 municípios cearenses. Me orgulho disso e tenho gratidão eterna a todos vocês pela confiança que tenho obtido nesses anos”, disse o parlamentar.

José Airton é advogado e engenheiro civil, com mestrado em Direito Público. Foi eleito para o quarto mandato de deputado federal pelo PT do Ceará nas eleições de 2018. Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores no Ceará, vereador de Aracati, primeiro prefeito de Icapuí, tendo exercido dois mandatos, e também vereador de Fortaleza.

Começou sua militância política na universidade, participando e sendo presidente e vice-presidente respectivamente do Centro Acadêmico Unificado das Engenharias, Civil, Mecânica e Elétrica. Participou da Pastoral Universitária, tendo lá contribuído para a fundação do Partido dos Trabalhadores, em 1980, atuando junto ao ex-presidente Lula desde os primórdios do partido.

Os excelentes resultados das gestões em Icapuí (município que ajudou a emancipar), uma das primeiras cidades administrada pelo PT no Brasil, o levaram a concorrer ao governo do estado duas vezes. Na segunda vez, em 2002, agrupou importantes aliados. Numa campanha jamais vista na história do Ceará, levou a disputa para o segundo turno, fato inédito no estado, na inesquecível campanha É LULA LÁ E JOSÉ AIRTON CÁ!

Foi diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Como deputado federal foi relator da Lei da Pesca e da Criação do Ministério da Pesca e Aquicultura e presidente da Comissão Mista Especial do Congresso Nacional para apreciar a chamada de MP da Seca. Também foi o autor do Projeto de Lei que define o dia 12 de abril – data em que o grande Chico Anysio nasceu, como o Dia Nacional do Humorista. José Airton também apresentou o Projeto de Lei – 6406/09 que criou a profissão de comerciário e comerciária, definindo a jornada de trabalho dos empregados no comércio e instituindo o Dia do Comerciário, celebrado em 30 de outubro. 




Postar um comentário

0 Comentários