A secretária de Turismo, Yrwana Albuquerque, e a presidente do Instituto Dragão do Mar (IDM), Rachel Gadelha, acompanham Vilma nesta viagem. Na manhã de quinta, um segundo compromisso, também no auditório da Cagece. Na ocasião, a titular da Sema vai conversar com secretários municipais do Meio Ambiente da Região do Cariri.
Ela vai apresentar uma panorâmica dos Programas Eixos da Sema, disponibilizando aos gestores municipais o apoio da Sema, e, ao mesmo tempo, buscar o engajamento dos municípios nas ações e projetos. Em seguida, participa de um almoço com comidas típicas. Após almoço, às 15h, ainda no auditório da Cagece, a secretária vai se reunir com representantes da Associação dos Catadores e Catadoras de Juazeiro (ACCJ), do Engenho do Lixo e da Juazeiro Ambiental, participantes do Programa Auxílio Catador.
Será o primeiro contato da titular da Sema com a categoria que atua na região. De acordo com Vilma, um encontro de acolhimento. “Além de fortalecer relacionamentos, vamos dialogar sobre o Programa, destacar os impactos ambientais e sociais do mesmo e dirimir dúvidas do Edital 2023”, afirma.
A agenda de quinta se encerra com uma visita ao Complexo Ambiental Mirante do Caldas, em Barbalha, marcada para iniciar às 16h. Será uma visita guiada com um percurso que inclui o Centro de Interpretação e Educação Ambiental, o passeio de ida e volta entre o teleférico e o Mirante Cruzeiro do Caldas. Para a titular da Sema, “será um momento especial para conhecer mais um patrimônio cultural e natural do Ceará, com grande potencial para o turismo”.
Na sexta-feira (24), a secretária Vilma Freire inicia a sua agenda no Complexo Ambiental Horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, onde acontece a solenidade de lançamento do Projeto Pomares da Caatinga e uma visita à estátua de Padre Cícero e ao Museu, na Colina do Horto. No Complexo será realizado um plantio simbólico de mudas de espécies nativas do bioma Caatinga. A atividade contará com a participação dos Agentes Jovens Ambientais (AJAs) da Região do Cariri.
O Pomares é uma iniciativa da Fundação para o Desenvolvimento Sustentável do Araripe (Fundação Araripe) em parceria com o Fundo Socioambiental Caixa (FSA Caixa), com o apoio e participação da Sema, que assinou com a Fundação Araripe um Termo de Cooperação Técnica, referente ao projeto. A agenda no Cariri se encerra com um almoço com o reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca) e um grupo de professores da Urca, às 12h30, no Sítio Pinheiro, em Juazeiro do Norte.
0 Comentários