O conjunto de ações é direcionado às áreas de segurança hídrica, do abastecimento rural, de projetos produtivos, da regularização fundiária, da comercialização, do crédito, da mecanização agrícola e do fortalecimento de juventudes rurais. Elmano anunciou que, em breve, o Governo do Estado em parceria com o Governo Federal lançará um projeto de habitação para a zona rural.
“A agricultura familiar cearense nos dá muito orgulho. Atividade feita por gente de teimosia inteligente, que aprendeu a conviver com a seca e tem muita capacidade de trabalhar”, expôs Elmano, ao anunciar, ainda, mais crédito na área agrícola. Elmano destacou que, nesse período de dificuldades para milhares de pessoas nas áreas mais atingidas pelas fortes chuvas, o Governo do Estado tem dado suporte necessário para atender às vítimas das enchentes.
PROJETO SÃO JOSÉ
Com ações voltados ao campo, o Projeto São José IV terá investimentos de R$ 33 milhões para implantação de sistemas de abastecimento de água em 41 comunidades dos municípios de Acopiara, Reriutaba, Crateús, Amontada, Porteiras, Icó e Itapipoca, beneficiando cerca de 13.000 pessoas.
Outra iniciativa é o Projeto Hora de Plantar que, em 2023, receberá R$ 23.278.954,70. Até o momento, o Governo do Estado adquiriu e disponibilizou, por meio do ‘Hora de Plantar’’, aos municípios sementes de milho híbrido, sorgo forrageiro, raquetes de palma, maniva, mudas de essências nativas e de cajueiro anão, contemplando mais de 145 mil agricultores familiares.
CISTERNAS
As cisternas irão beneficiar famílias dos municípios de Guaiúba, Jucás, Icó, Jaguaretama, Apuiarés, Irauçuba, Quixeramobim, Morada Nova, Pacajus, Martinópole, Granja, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Uruburetama, Quiterianópolis, Porteiras, Ibaretama e Orós.
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
O apoio à comercialização, segundo Elmano, é um reconhecimento a quem produz e, ao mesmo tempo, uma iniciativa para quem compra não pagar tão caro pelos itens que saem do campo. “O certo e justo é o agricultor que produz melhorar de vida, vendendo melhor, e o povo da cidade não pagar tão caro. Vamos apoiar cada vez mais a comercialização. O produto do agricultor deve ser vendido diretamente à população”, garantiu o governador Elmano de Freitas.
(*) Com informações da Assesoria de Comunicação do Governo do Estado
0 Comentários