Saboeiro e Araripe ocupam as últimas posições no ranking de proficiência em Língua Portuguesa da Crede 18 no Spaece Alfa


Os municípios de Saboeiro e Araripe ficaram nas últimas posições da Crede 18 do Spaece Alfa no que concerne à proficiência em língua portuguesa. A avaliação, feita anualmente pela Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), mede o nível de evolução dos estudantes do último ano do ensino fundamental de todas as escolas públicas do estado. Segundo os dados divulgados pela Seduc, Saboeiro ficou na última colocação, com uma proficiência de 204 pontos, enquanto Araripe ocupa a penúltima colocação, com pontuação de 211. Os dados divulgados no final do mês de maio são referentes ao ano de 2023.

Em contraste, os municípios de Nova Olinda e Altaneira destacam-se positivamente no contexto de proficiência em língua portuguesa, liderando o ranking. Os dois municípios estão empatados na primeira colocação, cada um com 274 pontos na medição da aprendizagem de Português. Antonina do Norte, uma das menores cidades do Ceará, segue em segundo lugar com 273 pontos de proficiência em Língua Portuguesa.

Confira o ranking da Crede 18:

  1. Altaneira - 274 pontos Nova Olinda - 274 pontos
  2. Antonina do Norte - 273 pontos
  3. Salitre - 262 pontos
  4. Tarrafas - 259 pontos
  5. Crato - 252 pontos
  6. Assaré - 246 pontos
  7. Santana do Cariri - 238 pontos
  8. Campos Sales - 233 pontos
  9. Potengi - 225 pontos
  10. Araripe - 211 pontos
  11. Saboeiro - 204 pontos

O resultado do Spaece Alfa é um indicador importante da qualidade da educação básica nos municípios cearenses e serve como ferramenta para direcionar políticas públicas de melhoria no ensino. A diferença significativa entre os municípios revela desafios e oportunidades distintas no campo educacional, exigindo ações específicas para elevar o nível de proficiência dos alunos em todos os municípios do estado.



Postar um comentário

0 Comentários