Na região, é possível citar vários municípios onde os transportes escolares não são adequados nem para carregar animais, muito menos seres humanos. Existem rotas em municípios que ainda utilizam os antigos "paus de arara", adaptados em caminhonetes velhas, sem nenhuma segurança. Infelizmente, essa situação não é fiscalizada pela polícia rodoviária, que frequentemente realiza blitzes abordando pais de família que possuem veículos para o trabalho e que, muitas vezes, são apreendidos por alguma documentação atrasada. Como confiar nas leis se elas só são rigorosamente aplicadas aos mais pobres?
Nossa reportagem encontrou veiculos sem portas,e vidros nas janelas, peneus carecas, encontramos caminhonetas paus de arara, servindo como tarsnportes aos alunos, motorista sem abilitação e até menores de idade dirigindo em veiculos se nenhuma condição de uso. Muitas veses os alunos ficam a pé porque os veiculos faltam até combustiveis.
O poder público, que deveria dar o exemplo, falha gravemente nesse aspecto. Municípios como Saboeiro, Tarrafas, Potengi, Araripe, Santana do Cariri, Salitre e Campos Sales deveriam ser fiscalizados pelos órgãos competentes em relação aos transportes escolares. Nessas localidades, ocorrem verdadeiros absurdos, para não dizer crimes, em desrespeito às leis. Veículos com pneus carecas, sem portas, sem vidros, totalmente sucateados, sem nenhuma mecânica segura e outros problemas graves são uma realidade constante.
Segue abaixo alguns exemplos através de imagens, mostrando a precariedade e o perigo enfrentado pelos estudantes diariamente.
Essa matéria visa chamar a atenção para a urgência de uma fiscalização rigorosa e a necessidade de ações imediatas para garantir a segurança e o direito à educação dos estudantes do Cariri Oeste do Ceará.
0 Comentários