POR JOCELIO LEITE.
A região do Cariri Oeste, no Ceará, é considerada uma das mais pobres do Brasil e a mais pobre do estado. Composta por dez municípios – Assaré, Altaneira, Araripe, Antonina do Norte, Campos Sales, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas – a região abriga cerca de 150 mil habitantes. A economia local é pequena e a população sobrevive basicamente dos benefícios previdenciários, como aposentadorias de um salário mínimo e auxílios do governo federal e estadual. A geração de emprego é praticamente inexistente, não havendo indústrias, e muitas famílias dependem de empregos municipais, pequenos comércios ou da agricultura familiar. Milhares de pessoas vivem apenas do auxílio Bolsa Família, uma realidade que deve ser transformada.
Precisamos de união e mobilização em busca de melhorias, inspirando-nos em outras regiões que, anteriormente mais pobres, conseguiram se desenvolver e prosperar. É crucial que nossos representantes não tragam apenas soluções paliativas, mas trabalhem para efetivamente melhorar a qualidade de vida de todos. A mudança começa com a consciência de que, juntos, podemos transformar nossa realidade.
Chegou a hora de demandarmos políticas públicas eficazes, incentivos à indústria e ao comércio, e investimentos em infraestrutura e educação. Só assim poderemos criar um ambiente propício ao desenvolvimento econômico e social, oferecendo à população do Cariri Oeste oportunidades dignas de trabalho e uma vida melhor. Vamos nos unir, exigir nossos direitos e lutar por um futuro mais promissor para nossa região.
0 Comentários