O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta sexta-feira (1º) o programa "Pé-de-Meia Licenciatura", voltado para incentivar jovens a seguirem a carreira docente. O programa oferecerá uma bolsa de mais de R$ 500 mensais para estudantes de licenciatura, com seleção baseada nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem exigência de renda.
ASSISTA ENTREVISTA
A iniciativa, prevista para começar em 2025, também incluirá uma poupança anual, reforçando o incentivo financeiro para os estudantes que optarem pela área de licenciatura. "Ao escolher o curso, o estudante poderá pensar: ‘Se eu optar por licenciatura, já começo com uma bolsa’”, destacou o ministro.
Além disso, o MEC pretende lançar o Concurso Unificado para Professores, apelidado de "Enem dos professores", com o objetivo de valorizar e atrair talentos para o magistério. "O Brasil precisa criar uma cultura de valorização do professor; não se trata apenas de salário, mas de reconhecimento”, enfatizou Camilo Santana durante o evento promovido pela Unesco em Fortaleza.
O programa integra um pacote de novas medidas educacionais que será apresentado pelo Governo Federal em novembro.
0 Comentários