De acordo com informações da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará (SAP), o interno foi atacado por um comparsa da própria organização criminosa, utilizando um objeto perfuro-cortante, durante o horário de banho de sol. Policiais penais intervieram na briga e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que realizou o atendimento e o encaminhou para uma unidade hospitalar. Apesar dos esforços, a morte foi confirmada no hospital.
"A SAP informa que todos os internos envolvidos no crime, junto ao agressor, foram levados à Delegacia para as devidas responsabilizações pelo homicídio", destacou a Pasta em nota oficial.
Racha interno na GDE e conexões com outras facções
O assassinato ocorre em meio a um histórico de disputas internas dentro da GDE. Documentos da Coordenadoria de Inteligência (Coint) da SAP e do Ministério Público do Ceará (MPCE) revelam um racha entre as lideranças da facção no Sistema Penitenciário, que começou em 2023.
Em junho do mesmo ano, durante outro banho de sol na mesma unidade prisional, chefes da GDE teriam se reunido com membros das facções Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) para discutir uma separação interna e ações coordenadas contra o Estado. A dissidência enfraqueceu o controle unificado da facção, aumentando os conflitos internos.
0 Comentários