Em baixa nas pesquisas, Lula tenta aumentar presença nas redes sociais

 


O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aposta em uma mudança na comunicação para reverter a queda da popularidade. Entre as novidades da chegada de Sidônio Palmeira ao alto escalão do Executivo, junto a mudanças na equipe da Secretaria de Comunicação, está a implementação de uma nova linguagem nas peças que vão para as redes sociais.

 

Após derrotas sucessivas para a oposição no embate on-line, o governo tenta avançar nas redes sociais. O perfil de Lula, por exemplo, adaptou a linguagem das postagens a algo mais dinâmico. Os posts apostam em trends, legendas coloridas e câmera dinâmica, algo que foge de uma visão institucional do governo. As mudanças são mais visíveis no Instagram, TikTok e Kawaii, que são plataformas focadas em vídeos.


Lula nas redes

·         No Instagram, Lula passa de 13 milhões de seguidores e no Kawaii, são 7 milhões. No Tik Tok, o chefe do Planalto ultrapassa os 5 milhões de seguidores. Publicações recentes apostam em linguagem leve e dinâmica para comunicar medidas à população.


Mudança é reflexo da chegada de Sidônio Palmeira à Secretaria de Comunicação

da Presidência. Pasta também sofreu outras mudanças para adaptar a linguagem.


Em uma das publicações recentes, Lula faz um “react” — tendência em que influenciadores digitais gravam vídeos reagindo a outros. Na peça, o chefe do Planalto repercute a fala de uma uma apoiadora sobre o Programa Universidade para Todos (Prouni). Lula ainda insere um discurso sobre as conquistas dos seus mandatos para o acesso à universidade, o que é entremeado por uma trilha sonora animada.

O Instagram continua a ser a rede social em que Lula acumula o maior número de seguidores. Publicações recentes passam de 100 mil curtidas. Em uma delas, em que Lula comemora a indicação do filme Ainda Estou Aqui e da atriz Fernanda Torres ao Oscar, o mandatário garantiu mais de 200 mil reações positivas.

 

 

 

 

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