O governo de Luiz Inácio Lula da
Silva (PT) aposta em uma mudança na comunicação para
reverter a queda da popularidade. Entre as novidades da chegada de Sidônio
Palmeira ao alto escalão do Executivo, junto a mudanças na equipe da Secretaria
de Comunicação, está a implementação de uma nova linguagem nas peças que vão
para as redes sociais.
Após derrotas sucessivas para a oposição no
embate on-line, o governo tenta avançar nas redes sociais. O perfil de Lula,
por exemplo, adaptou a linguagem das postagens a algo mais dinâmico. Os posts
apostam em trends, legendas coloridas e
câmera dinâmica, algo que foge de uma visão institucional do governo. As
mudanças são mais visíveis no Instagram, TikTok e Kawaii, que são plataformas
focadas em vídeos.
Lula nas redes
· No Instagram, Lula passa de 13 milhões de seguidores e no Kawaii, são 7 milhões. No Tik Tok, o chefe do Planalto ultrapassa os 5 milhões de seguidores. Publicações recentes apostam em linguagem leve e dinâmica para comunicar medidas à população.
Mudança é reflexo da chegada de Sidônio Palmeira à Secretaria de Comunicação
da Presidência. Pasta também sofreu outras mudanças para adaptar a linguagem.
Em
uma das publicações recentes, Lula faz um “react” — tendência em que
influenciadores digitais gravam vídeos reagindo a outros. Na peça, o chefe do
Planalto repercute a fala de uma uma apoiadora sobre o Programa Universidade
para Todos (Prouni). Lula ainda insere um discurso
sobre as conquistas dos seus mandatos para o acesso à universidade, o que é
entremeado por uma trilha sonora animada.
O
Instagram continua a ser a rede social em que Lula acumula o maior número de
seguidores. Publicações recentes passam de 100 mil curtidas. Em uma delas, em
que Lula comemora a indicação do filme Ainda Estou Aqui e da atriz Fernanda
Torres ao Oscar, o mandatário garantiu mais de 200 mil reações positivas.
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